Apresentação
Expediente
Normas de Trabalho
Comissão Técnica
Programação
Certificados
Edição Atual
Edições Anteriores
 


Os trabalhos deverão ser apresentados em português com o máximo de 12 páginas , incluindo as figuras, gráficos e tabelas e confeccionados em Microsoft Word (editor de texto) e encaminhados via e-mail, à secretaria executiva do Congresso, stab@stab.org.br, até o dia 29 de abril de 2016.

Os trabalhos deverão conter no máximo 12 páginas impressas em papel A4, em um só lado da folha, em espaço duplo com 2,5cm em todas as margens, nas fontes arial ou times new roman, no tamanho 12(corpo), devendo neste total conter todas as tabelas e figuras (graficos desenhos e fotos).

A estrutura dos trabalhos científicos deverá apresentar a seguinte ordenação: Título, Autores, Referência dos Autores, Resumo (no máximo de 200 palavras), Summary, Palavras Chave, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos ( no máximo de 50 palavras) e Referências Bibliográficas.
Na primeira página do trabalho oTítulo deverá ser conciso e centralizado na largura da folha e em letras maiúsculas (exceto para termos científicos). O(s) nomes(s) do(s) autor(es) deverá(ão) ser mencionado(s) abaixo do título, centralizado(s) na largura da folha e em letras maiúsculas.
Os números símbolos e abreviaturas do texto deverão apresentar o sistema métrico e os algarismos arábicos, exceção quando for a primeira palavra de uma sentença.
Os símbolos poderão ser usados para indicar elementos compostos e porcentagens. As abreviaturas comuns na literatura açucareira poderão ser usadas: STAB, ISSCT, TCH, POL, TPH, BRIX, dms, ha, g, m², m³, ppm, mL, t, etc.
As Referências bibliográficas devem ser seguidas de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023, de 2002) e deverão ser organizadas pela ordem alfabética do autor ou primeiro autor, e a lista de referências deve conter apenas as citações constantes no corpo do trabalho. As Referências de periódicos devem conter pela ordem: nome(s) do(s) autor(es), nome completo do artigo, nome completo do periódico, segundo Word List Scientific Periodical, local de publicação, número do volume, número do fascículo do volume, número das páginas, mês e ano de publicação.

Exemplos:
GUTIERREZ, L. E. Composição de ácidos graxos e viabilidade celular em Saccharomyses cerevisae. STAB Açúcar, Alcool e Subprodutos.
Piracicaba v.9, n.6, p.31-34, jul/ago.1991.

As referências dos livros deverão conter pela ordem: nome(s) do(s) autor(es) em maiúscula, título do livro em negrito, local de publicação; editora, ano de publicação, e o número de páginas.

PAYNE, J. H. Unit operations in cane sugar production. Amsterdam, Elsevier, 1982. 302p.

As tabelas deverão estar numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, e serem encabeçadas por um título conciso e claro e em letras maiúsculas, não devendo usar as linhas verticais para separar colunas.
As figuras (fotografias, gráficos ou desenhos) deverão ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, recebendo a denominação de ‘’fig.’’, colada na parte inferior com a respectiva legenda, em letras maiúsculas. A representação das figuras deverá ter por base as dimensões da página já citada para tabelas, gráficos e desenhos, devendo ser feitas em alguns dos seguintes programas: Corel Draw, Imagem do Word ou qualquer editor de imagem, sempre e quando sejam gerados arquivos com no mínimo de resolução de 300 dpi e nos formatos ‘’JPEG’’, ‘’TIF’’ e ‘’EPS’’ (esses arquivos devem ser enviados junto com o documento ou texto).
As fotografias poderão ser em preto e branco ou coloridas, em papel brilhante e apresentar bom contraste. Cada figura deverá ser identificada no texto e no verso, devendo ser acompanhada da respectiva legenda, em folha separada do original.
A nomenclatura científica deverá ser citada segundo os critérios estabelecidos nos códigos e os nomes científicos e devem estar em itálico

 

 

 

STAB - Sociedade dos Técnicos Açúcareiros e Alcooleiros do Brasil
Av. Carlos Botelho, 757 - São Dimas - Piracicaba/SP - CEP: 13.416-145
(19) 3433-3311 - stab@stab.org.br