Normas de Publicação na Revista STAB

1- Os artigos devem ser redigidos em português digitados em editores de textos para ambiente Windows (Word versão 2003-2007), sendo entregue no e-mail revista@stab.org.br na seguinte formatação de texto: espaçamento duplo com 2,5 cm em todas as margens, na fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12 (corpo) e com no máximo 10 páginas, incluindo todas as Tabelas e Figuras (gráficos, desenhos e fotos).

2- A estrutura do trabalho deverá obedecer à seguinte ordem: Título, Autor(es), Referência(as) do(s) Autor(es), Resumo com no máximo 200 palavras, Summary, Palavras-Chave, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos (quando for o caso) e Referências Bibliográficas. Título - No início da primeira página centralizado na largura da folha e em letras maiúsculas (exceto para termos científicos). Nome (s) do (s) autor (es) - abaixo do Título, centralizado(s) na largura da folha, e em letras maiúsculas. Referência(s) do(s) autor(es) constando nome(s) da(s) instituição(ões) a que pertence (m), abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), centralizada(s) na largura da folha, em letras maiúsculas. Havendo mais de uma instituição, usar asteriscos para identificação. Os títulos profissionais dos autores não devem ser incluídos.

3- Os números, símbolos e abreviaturas deverão seguir o sistema métrico decimal. Os símbolos poderão ser usados para indicar elementos, compostos, percentagens e parâmetros estatísticos. As abreviaturas comuns na literatura açucareira poderão ser usadas, tais como STAB, ISSCT, TCH, PC, TPH, POL, BRIX, dms, ha, g, kg, m², m³, ppm, ml, etc.. Os nomes científicos devem estar grafados em itálico.

4- As referências bibliográficas seguirão as Normas da ABNT (NBR 6023), sendo a lista de referências em ordem alfabética pelo sobrenome do autor ou primeiro autor, só devendo constar os trabalhos citados no corpo do texto. As referências de periódicos devem conter pela ordem: nome (s) do (s) autor (es) em letras maiúsculas, nome completo do artigo, nome completo ou abreviado do periódico, local de publicação, número do volume, número das páginas, mês e ano da publicação.
Exemplo 1 : GUTIERREZ, L.E. Composição de ácidos graxos e viabilidade celular em Saccharomyces cerevisae. STAB - Açúcar e Álcool e Subprodutos, Piracicaba v.9, n.6, p. 31-34, jul/ago. 1991. As referências de livros deverão conter pela ordem: nome(s) dos autor(es) com letras maiúsculas, título do livro, local de publicação, editora, ano de publicação e o número de páginas.
Exemplo 2 : PAYNE, J.H. Unit operations in cane sugar production. Amsterdam, Elsevier, 1982. 302p.

5- A numeração das folhas do corpo do texto deverá ser feita no alto da página do lado direito e em ordem consecutiva.

6- As tabelas e figuras não acompanham essa numeração. Devem ser apresentadas a em separado e no corpo do texto do trabalho deverá haver a indicação dos locais em que elas serão inseridas. Deve-se apresentar relação das tabelas e figuras com seus respectivos títulos.

7- As tabelas deverão ser encabeçadas por um título conciso numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, permitindo-se até 12 cm de largura por 14 cm de altura, não devendo usar as linhas verticais para separar as colunas e os decimais dos números devem ser alinhadas pela coluna.

8- A(s) figura(s), gráfico(s), desenho(s) ou foto(s) deverão vir com o respectivo título na parte inferior, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, permitindo-se até 12 cm de largura por 14 cm de altura. Gráfico(s) ou desenho(s) deve(m) ser apresentado(s) impresso em papel A4 na qualidade Jato de Tinta ou Laser na cor preta. A(s) foto(s) podem ser em preto e branco ou coloridas, em papel brilhante e apresentar bom contraste no tamanho 12 cm de largura por 9 cm de altura, coladas sobre papel branco, com o respectivo título abaixo.

9- Deve-se evitar duplicidade de informações em tabela(s) e figura(s).

10- Não serão aceitos trabalhos de promoção comercial.

11- Os trabalhos devem ser inéditos com significativa contribuição para o desenvolvimento técnico ou científico das diferentes áreas da agroindústria da cana-de-açúcar.

12- Todo o trabalho será analisado pelos membros do conselho editorial, que recomendará ou não sua aceitação, de acordo com o conteúdo, importância e atendimento às normas de preparação e apresentação. Serão aceitos trabalhos: Nas áreas de: Melhoramento Genético, Fitotecnia, Fitopatologia, Entomologia, Controle de Ervas Daninhas, Biotecnologia, Solos, Irrigação, Meteorologia, Motomecanização, Engenharia Industrial, Processamento, Subprodutos, Energia, Administração, Informática, Estatística, Sócio-Economia, Meio Ambiente, Comercialização e Mercado, Controle de Qualidade, Recursos Humano e Diversificação.

Os trabalhos devem ser enviados para: revista@stab.org.br
Fone: (19) 3371-5036